A Feira da Pracinha do Museu reuniu a comunidade para participar do movimento nacional de proteção da história brasileira. O ato aconteceu neste domingo (9), na Praça do Museu. A ação faz parte da jornada de lutas desencadeada pelo incêndio que devastou o Museu Nacional, no último dia 2, no Rio de Janeiro. Batizado como Ato de Luto e Luta, a atividade teve o objetivo de chamar a atenção para o triste episódio ocorrido na cidade carioca e, também, mobilizar a comunidade local para a valorização do Museu de Planaltina.

O encontro foi plural e contou com músicos, artesãos, movimentos sociais, povos indígenas, políticos e comunidade. Cerca de cem pessoas deram um abraço no casarão colonial onde funciona o Museu de Planaltina. A fala das pessoas pautava a urgência da proteção aos bens culturais e a necessidade de políticas efetivas para a preservação da memória brasileira.

Uma Roda de Conversa está marcada para o dia 13/9, às 19h, no Museu de Planaltina. O tema é a luta pela vida dos espaços de memória, história e cultura. A realização das  atividades é fruto da parceria entre a Faculdade UnB Planaltina (FUP) e a Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina (AACHP).

Viva Planaltina _ Ato de Luto e Luta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here